Buscar

Previdência Privada

Estime a rentabilidade considerando impostos, taxa de carregamento, etc.

Investir em previdência privada é nomear um administrador para seu dinheiro, com a finalidade de obter a melhor rentabilidade possível e utilizar os benefícios da tributação específica conforme legislação vigente.

Parece complicado. Mas vamos conversar melhor sobre isso. Investir em previdência privada, na prática, é a mesma coisa que investir em um fundo de renda fixa, mas com o benefício de não existir o "come-cotas" neste fundo que funciona nos bastidores de uma previdência privada.

Toda vez que você investe dinheiro em sua previdência privada, o administrador do dinheiro adquire cotas de determinado fundo, conforme combinado previamente com você. Caso você seja um investidor comedido, seu dinheiro será colocado em fundo de renda fixa. Caso você seja um pouco mais arrojado, parte do seu dinheiro será investido em fundo de renda variável e o restante em fundo de renda fixa.

O que é taxa de carregamento?

É uma taxa de administração que a instituição financeira cobra sobre cada centavo que você investe. Inclusive, o nome deveria ser "taxa de administração" ou "taxa de serviço". O nome "taxa de carregamento" confunde as pessoas. A maioria dos clientes sequer sabem que pagam tal taxa.

A maioria das instituições cobram uma taxa de carregamento de 2%. Isto significa que, cada 100 reais que você investe, 2 reais se perdem IMEDIATAMENTE. Ou seja, você investe 100 reais, mas apenas 98 reais vão para seu investimento. Você tem um prejuízo automático de 2%.

Muitas instituições financeiras oferecem desconto na taxa de carregamento conforme o montante que você investe. Oferecem, inclusive, isenção na taxa de carregamento. Verifique com seu gerente qual é a taxa de carregamento de seu plano de previdência.

Existe come-cotas em previdência privada?

Não. Não existe come-cotas nos fundos relacionados a sua previdência privada.

Como funciona a tributação regressiva definitiva?

Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido em seu plano de previdência, menos imposto você irá pagar. O imposto é pago no momento do resgate e obedece à seguinte tabela:

Até 2 anos35%
Entre 2 e 4 anos30%
Entre 4 e 6 anos25%
Entre 6 e 8 anos20%
Entre 8 e 10 anos15%
Acima de 10 anos10%

Qual o rendimento do da previdência privada?

Ao contrário de um CDB, LCI ou LCA, não existe uma taxa pré-determinada para a rentabilidade dos fundos relacionados à sua previdência privada. O administrador do fundo tentará obter o maior retorno possível para seus clientes.

Posso resgatar quando eu quiser?

Poderá resgatar quando quiser, mas se optar pela tributação regressiva definitiva, pagará muito imposto em resgatar antecipadamente.

Mais informações

Caso tenha interesse em conhecer mais a fundo o funcionamento de previdência privada. Veja nosso artigo em:

quemoleza.com/previdencia-privada

Talvez seja de seu interesse
0,36 ms